Ana Catrina Fragoso, Hetamoé e João Francisco
10 de Dezembro de 2015 a 16 de Janeiro de 2016
Zaratan - Arte Contemporânea.
No
dia 10 de Dezembro às 19 horas inaugura o segundo capítulo do CICLO COMBO com Apreço, uma exposição colectiva de Ana Catarina Fragoso, Hetamoé e João Francisco. Com curadoria da Zaratan - Arte Contemporânea, o
CICLO COMBO é um lugar comum, onde dois ou mais artistas confrontam as suas
práticas e geram um diálogo estreito cheio de filiações, equivalências e
isomorfismos.
A
palavra “apreço”, que intitula a exposição, indica um sentimento de respeito e estima,
um valor afectivo que se atribui a algum objecto, mas também um derivado de
“apreçar”, de indagar ou ajustar o preço de um produto. O universo semântico
desta palavra encontra-se entre a qualidade ou valor emocional de algo e a sua
quantificação, sendo a última essencial a qualquer transacção comercial.
“Apreço” é o ponto de partida para esta exposição onde se entrelaçam três
pontos de vista sobre a relação das imagens com o valor, as emoções, os desejos
e as ideias que projectarmos nas coisas.
Ana
Catarina Fragoso apresenta um conjunto de pinturas sobre madeira recortada que
remetem para as mœdas de ouro e bronze da antiguidade clássica. Evocando o acto
de comprar e coleccionar pintura através de um humor tautológico, os trabalhos
dispostos circularmente não só referenciam o universo numismático como assumem
(literalmente) a imagem e forma de dinheiro contemporâneo e arcaico. Este é
representado em diversas escalas e indistintamente misturado, tal como as
referências à história da arte.
Hetamoé
apropria-se de e replica desenhos encontrados na internet para abordar o universo do hentai, termo aplicado no Ocidente à BD ou desenhos animados
japoneses de natureza pornográfica. Violando o copyright e integridade física e moral de figuras comerciais
pré-existentes, estas representações “sem valor” testam os limites do corpo
erótico e são aqui “resgatadas” como veículo didático, debitando conceitos
ligados à economia do valor e da arte inscritos nos corpos das personagens.
João
Francisco apresenta uma série de pinturas de pequeno formato, representando os
corpos recém-falecidos de pequenos mamíferos. Estes ratos campestres são
ocasionalmente depositados durante a madrugada no tapete à porta de casa pelos
seus gatos que, desta forma, lhe oferecem os seus maiores troféus. Tais recompensas
não se prendem com o propósito utilitário da alimentação, mas antes com um
reconhecimento ou prova de mérito, semelhante aos troféus de caça ou de guerra.
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Ana Catarina Fragoso - Soldos ou a colecção de moedas #2, 2015. |
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Hetamoé - Série-H (Edição K-on!), 2015. |
On December 10 at 7pm hours, Zaratan
– Arte Contemporânea presents the second chapter of the CICLO COMBO with Apreço, a group exhibition by Ana Catarina Fragoso, Hetamoé and João Francisco. Curated by Zaratan – Arte Contemporânea, COMBO is
the affirmation of a common space, where two or more artists confront their
practices and create a close dialogue full of affiliations, equivalences and
isomorphisms.
The Portuguese word
"apreço" (“appreciation”), which titles the exhibition, indicates a
sense of respect and esteem, an affective value attributed to an object, but
also a derivative of "pricing", i.e.
to inquire or adjust the price of a product. The semantic universe of this word
stands between the quality or emotional value of something and its
quantification, the latter being essential to any commercial transaction. "Appreciation"
is the starting point for this exhibition, which presents three points of view
on the relationship between images and their value, emotions, desires and ideas
we project onto things.
Ana Catarina Fragoso presents a set
of paintings on shaped wood depicting gold and bronze coins from classical
antiquity. Evoking the act of buying and collecting paintings through a
tautological humor, these circularly arranged works not only reference the
numismatic universe but also (literally) assume the image and form of contemporary
and archaic money. These currencies are represented in different scales and
indistinctly mixed, as are the work’s references to art history.
Hetamoé appropriates and replicates pictures
found on the internet to address the universe of hentai, a term used in the West for Japanese comics and cartoons of
pornographic nature. Violating both the copyright and the physical and moral
integrity of pre-existing commercial figures, these "worthless" representations
test the limits of the erotic body and are here "redeemed" as a
teaching vehicle, communicating concepts related to the economy of value and art
inscribed in the characters’ bodies.
João Francisco presents a series of
small format paintings, representing the freshly dead bodies of small mammals.
These country rats are occasionally deposited overnight on the door mat by his
house cats, who by doing so offer him their biggest trophies. Such rewards are
not linked to the utilitarian purpose of eating, but rather to an acknowledgment
or proof of merit, similar that of hunting or war trophies.
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sem título - dois ratos mortos, 2014; óleo sobre madeira, 18,3 x 25,7 cm. untitled - two dead mice, 2014; oil on panel, 18,3 x 25,7 cm. |
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sem título - um presente do Kyoto, 2011; óleo sobre madeira, 12 x 23,8 cm.untitled - a gift from Kyoto, 2011; oil on panel, 12 x 23,8 cm. |
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sem título - dois ratos mortos, num prato, 2014; óleo sobre papel colado em madeira, 20 x 15 cm. untitled - two dead mice, on a plate, 2014; oil on paper glued on wood, 20 x 15 cm. |
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