terça-feira, 3 de maio de 2016

Apreço - com Ana Catarina Fragoso e Hetamoé

Apreço

Ana Catrina Fragoso, Hetamoé e João Francisco

10 de Dezembro de 2015 a 16 de Janeiro de 2016

Zaratan - Arte Contemporânea.



No dia 10 de Dezembro às 19 horas inaugura o segundo capítulo do CICLO COMBO com Apreço, uma exposição colectiva de Ana Catarina Fragoso, Hetamoé e João Francisco. Com curadoria da Zaratan - Arte Contemporânea, o CICLO COMBO é um lugar comum, onde dois ou mais artistas confrontam as suas práticas e geram um diálogo estreito cheio de filiações, equivalências e isomorfismos.
A palavra “apreço”, que intitula a exposição, indica um sentimento de respeito e estima, um valor afectivo que se atribui a algum objecto, mas também um derivado de “apreçar”, de indagar ou ajustar o preço de um produto. O universo semântico desta palavra encontra-se entre a qualidade ou valor emocional de algo e a sua quantificação, sendo a última essencial a qualquer transacção comercial. “Apreço” é o ponto de partida para esta exposição onde se entrelaçam três pontos de vista sobre a relação das imagens com o valor, as emoções, os desejos e as ideias que projectarmos nas coisas.
Ana Catarina Fragoso apresenta um conjunto de pinturas sobre madeira recortada que remetem para as mœdas de ouro e bronze da antiguidade clássica. Evocando o acto de comprar e coleccionar pintura através de um humor tautológico, os trabalhos dispostos circularmente não só referenciam o universo numismático como assumem (literalmente) a imagem e forma de dinheiro contemporâneo e arcaico. Este é representado em diversas escalas e indistintamente misturado, tal como as referências à história da arte.
Hetamoé apropria-se de e replica desenhos encontrados na internet para abordar o universo do hentai, termo aplicado no Ocidente à BD ou desenhos animados japoneses de natureza pornográfica. Violando o copyright e integridade física e moral de figuras comerciais pré-existentes, estas representações “sem valor” testam os limites do corpo erótico e são aqui “resgatadas” como veículo didático, debitando conceitos ligados à economia do valor e da arte inscritos nos corpos das personagens.

João Francisco apresenta uma série de pinturas de pequeno formato, representando os corpos recém-falecidos de pequenos mamíferos. Estes ratos campestres são ocasionalmente depositados durante a madrugada no tapete à porta de casa pelos seus gatos que, desta forma, lhe oferecem os seus maiores troféus. Tais recompensas não se prendem com o propósito utilitário da alimentação, mas antes com um reconhecimento ou prova de mérito, semelhante aos troféus de caça ou de guerra.





Ana Catarina Fragoso - Soldos ou a colecção de moedas #2, 2015.





Hetamoé - Série-H (Edição K-on!), 2015. 





sem título - um presente do Kyoto
, 2011; óleo sobre madeira, 12 x 23,8 cm; sem título - dois ratos mortos, 2012; óleo sobre tela, 24,2 x 30 cm.
untitled - a gift from Kyoto, 2011; oil on panel, 12 x 23,8 cm; untitled - two dead mice, 2012; oil on canvas, 24,2 x 30 cm.



On December 10 at 7pm hours, Zaratan – Arte Contemporânea presents the second chapter of the CICLO COMBO with Apreço, a group exhibition by Ana Catarina Fragoso, Hetamoé and João Francisco. Curated by Zaratan – Arte Contemporânea, COMBO is the affirmation of a common space, where two or more artists confront their practices and create a close dialogue full of affiliations, equivalences and isomorphisms.
The Portuguese word "apreço" (“appreciation”), which titles the exhibition, indicates a sense of respect and esteem, an affective value attributed to an object, but also a derivative of "pricing", i.e. to inquire or adjust the price of a product. The semantic universe of this word stands between the quality or emotional value of something and its quantification, the latter being essential to any commercial transaction. "Appreciation" is the starting point for this exhibition, which presents three points of view on the relationship between images and their value, emotions, desires and ideas we project onto things.
Ana Catarina Fragoso presents a set of paintings on shaped wood depicting gold and bronze coins from classical antiquity. Evoking the act of buying and collecting paintings through a tautological humor, these circularly arranged works not only reference the numismatic universe but also (literally) assume the image and form of contemporary and archaic money. These currencies are represented in different scales and indistinctly mixed, as are the work’s references to art history.
Hetamoé appropriates and replicates pictures found on the internet to address the universe of hentai, a term used in the West for Japanese comics and cartoons of pornographic nature. Violating both the copyright and the physical and moral integrity of pre-existing commercial figures, these "worthless" representations test the limits of the erotic body and are here "redeemed" as a teaching vehicle, communicating concepts related to the economy of value and art inscribed in the characters’ bodies.
João Francisco presents a series of small format paintings, representing the freshly dead bodies of small mammals. These country rats are occasionally deposited overnight on the door mat by his house cats, who by doing so offer him their biggest trophies. Such rewards are not linked to the utilitarian purpose of eating, but rather to an acknowledgment or proof of merit, similar that of hunting or war trophies.






sem título - dois ratos mortos, 2014; óleo sobre madeira, 18,3 x 25,7 cm.
untitled - two dead mice, 2014; oil on panel, 18,3 x 25,7 cm. 





sem título - um presente do Kyoto, 2011; óleo sobre madeira, 12 x 23,8 cm.untitled - a gift from Kyoto, 2011; oil on panel, 12 x 23,8 cm.





sem título - dois ratos mortos, num prato, 2014; óleo sobre papel colado em madeira, 20 x 15 cm.
untitled - two dead mice, on a plate, 2014; oil on paper glued on wood, 20 x 15 cm. 


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